Grupo

O grupo de pesquisa se dedica a estudar os diferentes processos de democratização da sociedade, com especial interesse nas experiências nas quais os cidadãos têm ampliado o seu poder de deliberação na gestão pública.

Reúne principalmente pesquisadores, docentes, doutorandos, mestrandos, estudantes de graduação e ativistas sociais interessados nesses temas. Mesmo tendo como base a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui integrantes em diversas universidades brasileiras, assim como colaboradores no exterior.


Atualmente há grande interesse, por parte da administração pública, pelo debate sobra a ampliação da participação dos cidadãos na gestão pública. Em meio a diferentes formas de desenvolver essa perspectiva, são bastante conhecidos os orçamentos participativos, consultas populares, plebiscitos, conselhos gestores, centros comunais, assembleias comunitárias, entre outros.


A principal atividade do grupo de pesquisa é precisamente a investigação das diversas formas de fortalecer a democratização social. Analisando essa problemática desde diferentes ângulos, nossas atividades de pesquisa englobam questões teóricas e empíricas sobre diferentes temas, como cidadania, democracia participativa, qualidade da democracia, conselhos de desenvolvimento, direitos humanos, gênero, meios de comunicação, orçamentos participativos, movimentos sociais, entre outros.


Desde a sua fundação, em 1998, o grupo cultiva um perfil multidisciplinar, estando permanentemente aberto para todas as pessoas interessadas em aprofundar conhecimentos e desenvolver pesquisas no âmbito das sociedades contemporâneas.

Coordenação: Prof. Alfredo Alejandro Gugliano

Grupo no CNPQ


Pesquisas desenvolvidas pelo grupo


2017- 2020O Sistema de Participação Cidadã de Canoas (2009-2016)

DescriçãoAnalisar novas experiências no campo da democracia participativa a partir da criação de sistemas de participação nos quais os cidadãos têm a capacidade de ampliar sua interferência na gestão pública.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Alfredo Alejandro Gugliano - Coordenador.


2010 - 2017Orçamentos Participativos nas Cidades Gaúchas

DescriçãoAnalisar o desenvolvimento do orçamento participativo no Estado do Rio Grande do Sul, das suas origens até o ano de 2012, final de Legislatura Municipal.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Alfredo Alejandro Gugliano - Coordenador.


2008 - 2011
A participação cidadã depois do PT: o orçamento participativo de Porto Alegre no Governo Fogaça
Situação: Concluído
Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação (2).
Integrantes: Alfredo Alejandro Gugliano - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 Número de orientações: 2.